Páginas

sábado, 26 de agosto de 2017

TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA

É pedro a pedra sobre a qual Jesus construiu a igreja?

A interpretação desta frase tem dividido opiniões. Um grupo é da opinião de que Jesus estava se referindo a si mesmo com base na revelação dada a pedro. Outros defende que Jesus estava se referindo a pedro mesmo.

O conceito de pedra concernente à igreja e Cristo nas palavras de pedro.

"E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina".
1Pedro 2:4‭-‬7 ARC

Com muita clareza Pedro afirmou que Cristo é a pedra principal, ora, se Cristo é a pedra principal é porque tem outras pedras no edifício, é por isso que diz,  "também vós sois pedras vivas". Observa que pedro não diz pequenas pedras vivas, mas,  "vós sois pedras".



A figura de linguagem aqui, foi uzada na perspectiva das construções antigas que eram feitas de pedras. Jesus é a pedra principal que foi posta no centro e na esquina do edifício. No centro e na esquina era fixadas as colunas de sustentação sobre pedras grandes, isso não quer dizer que não existia outras pedras. Ainda na fundação era postas as pedras que sustentava as paredes , é aqui que entra os apóstolos e profetas, pedras vivas assim como Cristo é pedra viva, Efesios 2. 19-22; 1 Pedro  2. 4-7 Os demais crentes que também são pedras  vivas, formam o grande edifício, a igreja.

Quero deixar  claro que eu não concordo com a interpretação da Igreja católica que ensina que Pedro  foi o primeiro papa.

Minha opinião.

Tenho pesquisado exaustivamente este assunto e ainda não esgotei, continuo pesquisando e aprendendo.

Em João 1.42 Jesus declarou:

Tu és Simão, filho de Jonas;  tu serás chamado Cefas que significa Rocha. O tradutor por sua vez coloca entre parênteses: ("que quer dizer Pedro").
Porque o tradutor deu ênfase ao significado da palavra?, porque é uma palavra aramaica que quer dizer pedra. É importante dizer que, segundo os entendidos, no aramaico não tinha uma palavra correspondente a pedra pequena. Logo podemos concluir que Jesus deu o nome de pedro, Rocha. Pedra mesmo e não pedra pequena como querem  interpretar alguns.

Observa que entre parênteses o tradutor colocou que quer dizer Pedro.
A palavra Pedro,do grego, petro, é uma transliteração da palavra Cefas.

Mateus 16.18 e 19

Pois também eu te digo que tu és  Pedro  e sobre esta pedra edificarei a minha igreja,  e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.  E eu te darei as chaves do Reino dos céus,  e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Esta fala de Jesus não deu a Pedro o direito de ser o primeiro papa.
Jesus estava falando para pedro como representante dos demais Apóstolo ali, é só conferir no contexto sagrado.
A Pedro foi conferido autoridade para abrir a porta da pregação do evangelho. Isso se cumpriu literalmente na festa de pentencostes, foi pedro quem fez a primeira pregação em que quase três  mil almas se rendeu a cristo.

Jesus se dirige a Pedro  e diz: Tu és pedro  e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, se Jesus falou em aramaico  a frase ficaria assim: Tu és  Cefas e sobre esta Cefas edificarei a minha igreja. O meu questionamento é, Jesus quando teve o diálogo com pedro narrado por mateus, ele falou em aramaico Cefas, como o próprio Jesus deu esse nome a pedro em João 1.42, ou falou em grego? É importante lembrar- mos que os três primeiros livros do Novo Testamento são chamados sinóticos porque receberam o registro da biografia de Jesus no ângulo em que cada escritor testemunhou os fatos.
Ora, na minha opinião, seria uma incoerência Jesus da outro significado para o nome de Pedro, sendo que ele mesmo foi quem deu a Simão o nome de Pedra.

Reflexão

O que mais faz gastura aos ouvidos, ouvir sobre esta pedra edificarei a minha Igreja ou ti darei as chaves do céu? É interessante notar que os defensores da interpretação de que Cristo estava se referindo a se mesmo, não enxergaram ainda que Paulo escreveu que a igreja é um edifício construído sobre o fundamento dos apóstolos e profetas do qual Cristo é a pedra principal. Efesios 2.19-22.

Observa que a igreja está edificada literalmente sobre Cristo, os Apóstolos e os profetas. Como podemos negar esta doutrina que é tão clara na Bíblia. O que é que estas palavras figuradas querem dizer?

É simples o entendimento:
Cristo é  pedra principal no fundamento da Igreja, sem ele não teríamos a salvação e é através dele que as portas do inferno não prevalecerá contra a igreja. Qual o papel dos apóstolos e profetas no fundamento da Igreja? As doutrinas do Novo testamento só existem porque existem os Apóstolos na fundação do edifício ( fundamento doutrinário), Em outras palavras, Cristo é o construtor e sustentador da Igreja e os Apóstolos foram os responsáveis por dexar registrado através de suas cartas e livros as doutrinas para o crescimento e fortalecimento da Igreja.

CONCLUSÃO

Não sei porque pessoas até sábias, complicam uma verdade de tão fácil entendimento como esta. Numa linguagem figurada a Bíblia simplesmente quer dizer o seguinte:

A Igreja é o edifício edificado por Cristo, é a coluna e firmeza da verdade, Cristo é a grande e poderosa pedra posta no centro e na esquina do fundamento deste edifício e os apóstolos e profetas fazem parte com Cristo deste poderoso fundamento.

.






0 comentários:

Postar um comentário